segunda-feira, 4 de julho de 2011

Copa América - Favoritos decepcionam

A anfitriã Argentina começou decepcionando contra a Bolívia.
Com a idéia de ter um time ofensivo e valorizando a posse de bola. A Argentina estreou na copa América apenas com um empate de 1x1 contra a fraca seleção da Bolívia. O time teve mais posse de bola no primeiro tempo e mais chances de gol. Mas a atuações abaixo de média de Tevez e Lavezzi no ataque e sem um organizador no meio campo o time não conseguiu transformar a superioridade em gols. No segundo tempo, Di maria volta no lugar de Cambiasso. E em um escanteio na Falha de Banega a Bolívia faz um a zero e deixa a Argentina em má situação. As coisas não estavam dando certo, é hora do técnico aparecer, e apareceu negativamente. Com entrada de Di Maria, Messi foi para o meio no qual sumiu do jogo. Enquanto Tevez e Lavezzi jogavam muito mal na frente. A Bolívia teve chance de fazer o segundo, mas Marcelo Moreno perdeu na cara do gol. Aguero finalmente entrou no lugar de Lavezzi. Mesmo assim o time estava muito bagunçado, as peças não se encaixavam. Era apostar em uma jogada individual ou na estrela de algum jogador, e foi o que aconteceu. Aos 30 Di Maria colocou a bola na área, Zanetti escorou de peito e Aguero pegou de primeira, GOLAÇO! A torcida se animou, o time também. Mas não foi suficiente para vencer. O próximo jogo é contra a Costa Rica é vencer ou vencer. O Técnico batista precisa rever seus conceitos, principalmente sobre Messi. Na coletiva ele disse que colocou Messi e Banega como armadores, um desperdício para um jogador rápido driblador e que faz tantos gols. O time precisa de um organizador ”ou enganche” um meia de ligação. Para essa vaga creio que melhor que Argentina tenha no plantel hoje é o Pastore. E no ataque é Aguero ou Higuain, a escolha seria mais por características dos jogadores. Muitos falavam que com Maradona a Argentina não tinha técnico. Bem, depois do primeiro jogo da Copa América parece que a Argentina continua sem técnico.


  E o Brasil também decepcionou na estréia. Jogando um futebol fraco e sem objetividade, o Brasil apenas empatou com a Venezuela.  O time teve mais posse de bola, mas criou poucas oportunidades de gol. No primeiro o tempo o time começou marcando pressão, parecia que estava a fim de jogar e que o gol era questão de tempo. Doce ilusão. Passou o tempo e nada. Uma enormidade de passes errados. O time parecia displicente, mesmo assim criou boas oportunidades que Robinho e Neymar não aproveitaram. Teve bola na trave de Pato que até então era o melhor do ataque.  O jogo ficou tão chato que a coisa que mais chamou atenção foi o cachorro que entrou dentro de campo. Com o fim do primeiro tempo, se imaginava que com uma boa conversa e alguns ajustes o time voltaria melhor e venceria. Foi exatamente o contrário, o time voltou pior que no primeiro tempo. Não criou quase nada, as substituições não mudaram o jogo e assim a seleção empatou em zero a zero. O time vem marcando poucos gols, são nove em dez partidas. Contra a Venezuela não foi diferente. Poucas chances, pouca movimentação e nenhum gol. Muitos jogadores acabaram rendendo abaixo do esperado, e isso contribuiu demais para o mal resultado. Muitos se perguntam o porque de um time com tantos talentos ainda não tenha jogado bem. Possivelmente é pelo pouco tempo que se tem para treinar, isso faz uma diferença enorme. Não vejo problemas em escolha de titulares (embora eu faria algumas mudanças), a questão é um ajuste tático que precisa ser feito. A ponto dos jogadores renderem melhor. O maior problema nesse caso é a movimentação (falta dela) e a falta de gana por gols.  Muitas vezes o toque de bola é dispersivo, e com isso se produz um número de erros de passes alarmante. Com esse empate, assim como a Argentina. O próximo jogo é vencer ou vencer, para não se complicar.























Em mais um jogo fraco na Copa América. O Uruguai não passou de um empate frustrante contra o Peru.
O jogo começou com o Uruguai pressionando, o Peru que marcava muito atrás. No entanto não criou nenhum lance de perigo. Aos poucos o Peru foi saindo para o jogo com faltas perto da área algumas boas tabelas. Até que em um contra ataque Guerrero foi lançado, driblou o goleiro e fez um a zero Peru. O Uruguai foi só pressão mais sem criatividade. Então o time passou a jogar bola na área o que também não deu certo. De tanto pressionar o Uruguai chegou ao empate com Luis Soares depois de ótimo passe de Lodeiro. O segundo tempo começa bem igual com chances para ambos os lados. Uruguai ainda utiliza muito da bola longa, o que faz o time inconstante. Dos poucos lances que se tem uma boa troca de passes Luis Soares deixa Forlan na cara do gol. O Uruguaio mandou a bola pra fora. Logo depois o Peru respondeu com um chute de fora da área que foi bem defendido por Muslera. Uruguai tenta mudar a partida, com saída do apagado Cavani e a entrada de Abel “La Joya” Hernandez. Nada mudou.
Aos 44 minutos Peru atacou pela esquerda com Vargas, que cruzou para Guerrero, que cabeceou para fora.
Assim terminaram em empate o duelo entre o quarto melhor time da Copa e o lanterna das eliminatórias.
Favoritismo não ganha jogo.....







Nenhum comentário:

Postar um comentário